tipos de aviamentos
Na década de 40, foi desenvolvido o couro artificial baseado em polímeros vinílicos aplicados sobre um suporte têxtil, uma mistura de fibras com revestimento em borracha - que, embora muito atrativo à vista e relativamente barato, não permitiam a “respiração” dos pés.
O couro sintético como conhecido nos tempos atuais é constituído por uma base fibrosa, de poliéster, em sua maioria, e um revestimento superficial, geralmente em poliuretano, que dão origem a um material poromérico típico, formado de uma camada fibrosa unida a um revestimento micro-poroso de poliuretano por um adesivo também à base de poliuretano micro-poroso. O poliuretano dá ao couro sintético as características de couro natural quando se trata de flexibilidade, resistência e micro-porosidade, além de vantagens por ser mais leve e econômico, sendo de fato, os polímeros mais importantes na fabricação do couro sintético.
Comumente utilizado em peças de alfaiataria, o viés de couro sintético dá um acabamento elegante a peças como calças e camisas. http://www.ctb.com.pt/?page_id=857 Acessado em 13/09/14 ás 00:50
Zíper
O primeiro zíper surgiu em 1873, sendo inventado por um americano que uniu colchetes e dos mesmos fez um trilho, com o objetivo de ajudar um amigo que sofria de dores na coluna e não conseguia passar muito tempo abaixado amarrando os sapatos. Em meados de 1900, o zíper foi aperfeiçoado e vendido a uma empresa, também americana, que passou a confeccionar galochas com zíper. Porém, o aviamento só ganhou força durante a Primeira Guerra Mundial quando foi adotado para os uniformes de combate. Após a década de 20, foi batizado com o nome atual, e visto em bolsas, sapatos e roupas. E na década de 30, quando a estilista Elsa Schiparelli usou fechos aparentes em sua coleção, o zíper se tornou um ícone do mundo da moda e, desde então, o mesmo surge e decai de tempos em tempos, porém, não deixa de ser utilizado por conta de sua praticidade e versatilidade.
Botão