Sustentabilidade
1.1
O tema sustentabilidade é hoje tão importante quanto o tema vida e ser humano, pois estes dependem diretamente de uma correta gestão ambiental. Os problemas ambientais, cada vez mais graves, implicam diretamente na qualidade de vida e no futuro do planeta. Sendo assim, é imprescindível que se estabeleçam os meios pelos quais manter o equilíbrio entre os recursos oferecidos pela natureza e as ações em contrapartida, que visam a gestão desses recursos com consciência ambiental.
Muitas ações podem ser implementadas por governo, sociedade civil e outros entes, e dentre estas ações podemos destacar: a reciclagem efetiva, o reflorestamento múltiplo, a ampliação de áreas de preservação ambiental, a busca por energias alternativas, a redução de poluentes do ar com a redução de consumo de combustíveis fósseis.
Visando atingir estes objetivos, proponho em meu Relatório dez ações que podem contribuir seguramente para a sustentabilidade dos recursos e equilíbrio do meio ambiente.
2. AGENDA 21 PESSOAL – DEZ AÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE.
2.1. IMPLANTAÇÃO DE HORTAS URBANAS COM CESSÃO DE ÁREA PELO MUNICÍPIO
Uma grande preocupação para o futuro da humanidade é a escassez de alimentos frente a crescente demanda da população mundial. Por isso, o cultivo de alimentos em hortas domésticas, não só nas áreas rurais, mas sim, em minha proposta, amplamente nas áreas urbanas, implica um combate a este problema, além de contribuir para um cultivo sem uso de agrotóxicos e aditivos, e ainda comercializar o excesso, gerando renda familiar. A área poderia ser cedida pelo Município, ser em uma área coletiva, e assim incentivar as pessoas a cultivá-las.
2.2. REFLORESTAMENTO MÚLTIPLO
O reflorestamento é a medida socioambiental imprescindível para a manutenção e correta gestão dos recursos naturais vegetais. O desmatamento desordenado leva a extinção de espécies e a oneração da qualidade do ar, além de um descontrole do ecossistema local. Assim, o