Andrea Palladio
BIOGRAFIA
Trabalhou com confecção de elementos de arquitetura e de decoração. Em Vicenza trabalha como aprendiz de grandes escultores como Giovanno da Pedemuro e Girolamo Pittoni e aos trinta anos começa a trabalhar em um canteiro de obras em uma vila onde conhece Giangiorgio Trissino que se responsabilizava pela educação de um grupo de jovens e que acolhe também Andrea. Sua formação cultural e seu aprendizado foi formado a partir de um contato direto com a arquitetura clássica e contemporânea de Roma (onde ele analisava os edifícios, fazia croquis, tomava medidas do mesmo sempre tentando resgatar com precisão a forma arquitetônica) e com o estudo detalhado que realiza sobre o tratado de Vitrúvio. Assim Andrea Palladio, usando seus projetos anteriores para realizar um novo e fazendo com que no interior de suas obras haja comunicação entre as partes, fica conhecido e famoso por escrever seu tratado “Quattro Libri dell’architettura” (um dos mais importantes tratados arquitetônicos de seu tempo, que tal reconhecimento procede ainda nos dias de hoje).
PRINCIPAIS OBRAS
IGREJA DE SANTO GIORGIO MAGGIORE
A fachada do templo central articula-se com quatro colunas de três quartos Composite levantadas sobre pedestais elevados, o que a moldura da porta central. A parte inferior do corpo da igreja é articulada por uma pequena ordem de pilastras, que suportam dois menores, frontões meia de cada lado. A linha de cornija continua com o corpo central, bloqueando as duas formas. O alívio profundo destes elementos, combinados com o detalhe da escultura de capitéis, cornijas, nichos e valores, faz um grande jogo de claro e escuro sob o sol.
IGREJA REDENTORE
Feita após um grande surto de peste encomendada pelo senado, que queria que a planta fosse quadrada, Palladio projetou uma nave única com três capelas de cada lado. Inspirado no Parthenon de Atenas a igreja Redentore é considerada um dos pináculos de sua carreira.
BASILICA
A Basílica da Piazza dei