Sustentabilidade
Em virtude dos diversos efeitos que o crescimento urbano produz, dentre eles, umas das maiores causas é os alagamentos e inundações provenientes das chuvas. Por falta de áreas verdes e permeáveis, para que as águas pluviais possam chegar até as camadas subterrâneas do solo, acontecem em grande escala as enchentes nas áreas urbanas. Um método que vem sendo adotado e que procura minimizar esses efeitos é o Concreto Permeável.
O Concreto Permeável auxilia na recuperação da capacidade de infiltração do solo perdida com o avanço das áreas urbanas. Isto é, diminui os riscos de enchentes e recupera áreas degradadas. Permite recarregar os aquíferos subterrâneos e reduz a velocidade do escoamento das águas pluviais. Nas áreas urbanas, promove ganho ambiental e econômico.
O concreto usado como pavimento permeável é composto por cimento portland, agregado graúdo e pouco ou nenhum agregado miúdo, aditivos e pouca água. A combinação desses componentes cria um concreto cuja quantidade de vazios (entre 2 e 8 mm) permite que a água passe com facilidade. A quantidade de vazios pode variar entre 18 e 35%, com uma resistência à compressão que varia entre 2,5 e 28 MPa. A quantidade de água que passa por esse concreto também pode variar em função do tamanho do agregado graúdo e da massa específica do concreto, mas geralmente está entre 80 e 730 litros de água/minuto/m².
O Concreto Permeável deve ser colocado sobre uma sub-base permeável bem compactada. A água que passa pelo sistema formado pelo concreto permeável + sub-base + solo agem como um filtro natural removendo materiais indesejados como óleos, graxas e outros poluentes. A aplicação do Concreto Permeável deve obedecer os mesmos critérios e cuidados que todo pavimento de concreto exige: Boa sub-base, Compactação adequada, Aplicação de juntas e boa cura.
A manutenção do piso de Concreto Permeável é muito pequena. Por isso, é necessário impedir o fechamento dos vazios, não permitindo que