Metais na Construção Civil
Goiânia, Abril de 2014.
Departamento de Matemática e Física.
Química Aplicada.
MAF 2130 TURMA: A02-1
Aluna:
Atividade Extra Disciplinar
Metais na Construção Civil
Os metais usados na construção civil são o aço e o alumínio. Este dá forma a esquadrias, coberturas e fachadas, não sendo utilizado como elemento estrutural em função de seu custo elevado e de sua baixa capacidade de sustentação. Já o aço, além de esquadrias em geral, pode estar presente também na estrutura, seja na forma de vergalhões (o esqueleto do concreto armado) ou como colunas, pilares e vigas que podem ou não ser combinadas com alvenaria ou concreto.
Em geral, o que chamamos de ferro é na verdade aço. O ferro não tem resistência mecânica e é usado em grades, portões e guarda-corpos decorativos em que se aproveita a plasticidade do material, trabalhado no estado líquido, permitindo a modelagem de desenhos ricamente detalhados. Como acabamento, a alternativa mais prática é a pintura a óleo ou com esmalte acrílico.
Já o aço é empregado quando a responsabilidade estrutural entra em jogo. São três as qualidades de aço disponíveis no mercado: o carbono, o cortain e o galvanizado. A diferença entre eles está no tratamento anti-corrosivo de cada um, que determina também a função a que estão aptos. Assim, para o aço carbono (ou comum), comercializado sem qualquer tratamento contra ferrugem, indica-se fazer a aplicação de uma solução fosfatizante, à venda em lojas de material de pintura.
Sobre este preparo, deve-se aplicar o zarcão, sendo que o ideal é o à base de dióxido de chumbo. Porém, como esse produto é muito mais caro, os zarcões à base de dióxido de ferro também constituem uma boa alternativa. Para completar o acabamento, é só aplicar a tinta de preferência. Qualquer pequeno sinal de ferrugem deve ser tratado imediatamente pois por trás dele, sob a tinta, pode haver um enorme rombo.
Mais resistente, o aço galvanizado possui a mesma