sustentabilidade
Alguns princípios básicos devem nortear o projeto:
Avaliação do impacto sobre o meio em toda e qualquer decisão, buscando evitar danos ao meio ambiente, considerando o ar, a água, o solo, a flora, a fauna e o ecossistema;
Implantação e análise do entorno;
Seleção de materiais atóxicos, recicláveis e reutilizáveis;
Minimização e redução de resíduos;
Promoção da eficiência energética com ênfase em fontes alternativas;
Redução do consumo de água;
Promoção da qualidade ambiental interna;
Durante o ano de 2013, os alunos do 9ºAno A, trabalharão com o projeto: Casa Sustentável. O projeto vem de encontro à proposta de vida saudável e reutilização dos recursos descartados pela sociedade.
Todas as etapas do trabalho serão discutidas com os alunos e a inserção nos conteúdos da grade curricular.
Todo o trabalho será realizado de forma interdisciplinar e com a participação de todos os alunos e funcionários da Unidade escolar, no tocante a consciência da preservação dos meios naturais e a reutilização desses produtos, na medida do possível.
INTRODUÇÃO
Toda e qualquer forma de educação está altamente atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável e saúde podem gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções. Mas para isso, é preciso difundir a importância da sustentabilidade na escola e como ela interfere na vida em sociedade na formação dos alunos, seja no ensino infantil ou na universidade.
Na teoria, a educação ambiental ensina como deve ser feita a coleta seletiva, a importância de se preservar a natureza e como utilizar os recursos naturais e minerais de forma responsável. E o tema Saúde vem explicar as técnicas para uma higiene saudável, como promover a saúde individual e coletiva. Porém a teoria não basta, é preciso que os estudantes vejam na prática o