Haiti
Nome: Fernando Rodrigues da costa
nº09
Turma:300
Diciplina: geografia
São Luis-MA
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO MERCOSUL PARA O DESENVOLVIMENTO DO
COMERCIO.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem a finalidade de verificar a importância da formação do Mercosul para o comércio dos países membros. Este processo de integração tem inicio após a segunda guerra mundial quando os paises começaram a verificar a importância da integração econômica para sua abertura comercial.
A expressão Integração Econômica pode ser identificada como do processo de eliminação de fronteiras e barreiras de natureza econômica e política entre dois ou mais países. As fronteiras econômicas estabelecem obstáculos aos fluxos de mercadorias, serviços e fatores de produção entre países, o que significa que as condições de produção, a regulação local e outros elementos internos operam em geral, como os principais determinantes dos fatores econômicos que movem o mercado interno. Porém, o principal objetivo deste processo está em criar, através da integração, mercado maior. Neste sentido, a concepção da escola clássica considera que os países que possuem uma economia mais forte e mais desenvolvida possuem eficiência, diferentes dos países menores e menos desenvolvidos economicamente. (MACHADO, 2000).
A integração em si pode tanto ocorrer entre governos ou entidades nãogovernamentais, quanto através de um processo envolvendo países, na tentativa de atender as necessidades de desenvolvimento econômico, político e sociais do grupo de países integrado. Para Magnoli (1995) o desejo de integração de América Latina, se inicia no ano de
1814 com Simon Bolívar, chefe militar da libertação da atual Colômbia e também através da
Doutrina Monroe iniciada por James Monroe em meados do século XIX, na qual demonstrava a liderança norte-americana sobre a América.