SUSTENTABILIDADE
Ana Paula dos Santos
Jorge Oliveira
Michael Muniz
Michelle Cassaca
Thaina de Jesus
Viviane Coutinho
Sustentabilidade: Estudo de Caso sobre a Hefesto do Brasil
São Paulo
2013
Ana Paula dos Santos
Jorge Oliveira
Michael Muniz
Michelle Cassaca
Thaina de Jesus
Viviane Coutinho
Sustentabilidade: Estudo de Caso sobre a Hefesto do Brasil
São Paulo
2013
Sumário
1- Introdução
Na década de 60 em Paris ocorreu uma reunião de especialistas em ciências, que marcou o despertar para a consciência ecológica mundial. Em 1972 em Estocolmo, ocorreu a Primeira Conferência das Nações Unidas que pôs a questão ambiental nas agendas oficiais internacionais. As recomendações dessa reunião serviram de base para a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro (Rio 92), pela ocasião era o 20º aniversário da Conferência de Estocolmo. Os documentos resultantes da Rio92 foram a Carta da Terra e a Agenda 21, que dedica aos problemas da atualidade e almeja preparar o mundo para os desafios do próximo século. A partir disso, muitas empresas se conscientizaram e se adequaram em prol do meio ambiente.
Muitas empresas já entendem que a adoção de soluções sustentáveis e ecologicamente responsáveis são cruciais não apenas para melhorar a imagem de suas empresas, como também para aumentar a competitividade e rentabilidade dos negócios.
Há também as microempresas e as empresas de pequeno porte que colaboram muito com o desenvolvimento econômico do país, mas que ainda não se adaptaram às práticas ambientais. Já no inicio de suas atividades, não analisam os danos ou benefícios que podem trazer ao meio ambiente.
1.2- Justificativa
Demonstrar aos proprietários da empresa que a aplicação de projetos sustentáveis é eficaz para o meio ambiente, aumentando a rentabilidade da empresa com ações simples, como coleta seletiva e