Arte Terapia
Dentre as diversas definições para a Arte como: expressão de ideias, sentimentos, inquietações e necessidades; e os diversos adjetivos pode receber, assim como citei anteriormente, ela também se mostra como meio terapêutico. Usar a arte para expressar nossos medos e anseios. Surgindo então a Arteterapia que pode ser definida como um caminho através do qual podemos encontrar possibilidades para expressar, processar e “ver com outros olhos” nossas dificuldades na vida.
A Arterapia atende a qualquer pessoa que tenha problemas emocionais ou psicológicos ou queira saber mais sobre si próprio, especialmente se acha difícil se expressar por palavras.
Muitas vezes conseguimos expressar medos e necessidades que estão tão profundamente escondidos que normalmente nem temos consciência deles. E dando uma forma visual, com tinta, argila ou qualquer meio artístico, é de grande ajuda para o reconhecimento de vários problemas e para redescobrir nossa capacidade criativa.
Os materiais e as técnicas são diversos, e em qualquer um que escolha tem a oportunidade de se expressar espontaneamente resgatando o lado lúdico da infância, muitas vezes esquecido e abandonado à medida que cresceram e se tornaram adultos. Portanto não terá problema algum se você disser que não sabe desenhar ou pintar, apenas se divirta como criança e use sua criatividade para se expressar.
Mas a Arteterapia não se restringe à função puramente clínica. Ela também se aplica na área educacional. Atividades artísticas são excelentes recursos já que privilegiam a ação do aluno, uma vez que a arte ocupa significativo espaço na formação humana. Práticas e vivências são utilizadas para trabalhar os bloqueios de aprendizagem e a construção dos conceitos. Ela ajuda a formar o caráter, aguça o olhar para os mínimos detalhes da vida dando mais forma e cor ao nosso dia a dia. Elias Diprado - Artista Plástico
Formado pela UFBA