Sustentabilidade
No mundo dos negócios não há tempo a perder, por isso foram criados requisitos para facilitar a comunicação empresarial, requisitos esses que cada vez mais buscam se aprimorar quanto as normas exigidas para a contratação de seus funcionários, sobretudo a competência em comunicar-se de forma adequada e objetiva.
Memorandos, atas, cartas comerciais e relatórios, fazem parte das atividades desenvolvidas e buscam facilitar as mesmas, e representam os registros formais das comunicações internas e externas da empresa.
Vale mencionar, que o interlocutor não dispõe de tempo para decifrar possíveis jargões que foram estabelecidos mediante uma comunicação que não se realizou de forma plena, o que implica na perda de excelentes oportunidades por parte do empresário. Por essa razão, faz-se necessário que o redator esteja apto a proceder de forma adequada, esteja pronto para desenvolver suas habilidades no ato de redigir. Desenvolvendo bem esta atividade o funcionário gera uma imagem positiva da empresa.
Para que a mensagem seja transmitida de maneira em que haja o entendimento do receptor é necessário saber: O que de fato você quer dizer com o texto? Qual a mensagem principal? Quem é o leitor? Como organizar as ideias? Como estruturar o texto? Todos esses são pontos primordiais para o entendimento da mensagem.
Mediante tal pressuposto, o que se pode notar é que a clareza e a precisão no discurso revelam-se como fatores primordiais. Para tanto, há que se observar que antes de tudo o texto precisa estar claro, retratado por uma linguagem simples, porém culta. Sendo assim, algumas dicas são bastante eficazes, tendo em vista os recorrentes “desvios”, como por exemplo, as redundâncias, os chavões, as expressões em desuso, entre outros fatores, que acabam interferindo de forma direta na qualidade da mensagem.