Sustentabilidade
Para uma grande maioria das pessoas, a inteligência emocional (QE) é mais importante para alcançar felicidade pessoal e sucesso profissional do que a inteligência mental(QI). O nosso sucesso pessoal e o sucesso da profissional hoje em dia dependem muito de nossa capacidade de ter percepção de sinais subtis manifestados pelas outras pessoas e saber reagir com sabedoria e adequadamente a eles. Assim, é muito importante que cada um de nós possa desenvolver as competências de inteligência emocional e maturidade comportamental e comunicacional necessárias para melhor compreender o mundo exterior, e conseguir captar a empatia necessária para saber chegar às outras pessoas com a subtileza necessária e assim obter bons resultados comunicaçionais e emocionais.
“A inteligência emocional é o nível de sua capacidade de entender outras pessoas, o que os motiva e como trabalhar cooperativamente com elas”, afirma Howard Gardner, um teórico da Harvard.
Inteligência Emocional (QE) é dividida em 5 tópicos:
1. – Conhecimento de si mesmo. A capacidade de reconhecer as emoções, quando se manifestão, esta é a chave para uma boa inteligencia emocional. Desenvolver o auto-conhecimento exige a consciência e a sintonia da pessoa com os seus próprios sentimentos mais verdadeiros. Ao avaliar as emoções, torna-se possivel gerenciá-las. Os principais elementos de auto-conhecimento são: consciência emocional. Sua capacidade de reconhecer as próprias emoções e seus efeitos.
A auto-confiança. Firmeza sobre a sua auto-estima e capacidades.
2. Auto-controle emocional. Muitas temos pouco controle sobre o tipo de emoções que vivênciamos. No entanto, é possível determinar quanto tempo dura uma emoção através de uma série de