Sustentabilidade
Este trabalho irá tratar sobre os seguintes temas: Mudanças climáticas e Poluição das águas. As informações foram obtidas através de pesquisa feita pela internet, apostilas e as aulas digitais da matéria ciências ambientais. O trabalho tem como objetivo mostrar as causas e as conseqüências dos mesmos.
4_ Mudanças climáticas
4.1- Definições
Segundo o IPCC mudança climática como uma “variação estatisticamente significante em um parâmetro climático médio ou sua variabilidade, persistindo um período extenso (tipicamente décadas ou por mais tempo). A mudança climática pode ser devido a processos naturais ou forças externas ou devido a mudanças persistentes causadas pela ação do homem na composição da atmosfera ou do uso da terra”.
O QNUMC define como uma “mudança do clima atribuída diretamente ou indiretamente à atividade humana que altera a composição da atmosfera global e que em adição a variabilidade natural do clima é observado sobre longos períodos de tempo”.
O CQNUMC faz uma distinção entre a "mudança climática" devido a atividade humana alterando a composição da atmosfera e a "variabilidade climática" atribuída a causas naturais. É importante notar que o IPCC adota diferente definição de “mudança climática”.
4.2- Fatores geradores
As mudanças climáticas são produzidas em escalas diferentes de tempo pode ter um ou vários fatores meteorológicos como, por exemplo: temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuvas), temperaturas dos oceanos, nebulosidade, umidade relativa do ar, etc.
As mudanças climáticas são provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar com a elevada quantidade emitida de CO2 para a atmosfera.
As mudanças climáticas vêm acontecendo devido a um progressivo aumento na concentração dos gases de efeito estufa na