Sustentabilidade
O aumento da poluição e a falta de cuidado com os rios e lagos só piora as estatísticas. Algumas atividades contribuem mais com a poluição que as outras como, por exemplo: as industriais, agricultura, e mineração, pelo grande volume de dejetos jogados sem tratamento, pelo uso desenfreado de agrotóxicos e por muitos outros problemas que vemos todas as os dias nos jornais.
A água é um bem essencial na vida de todos os seres vivos, mas cada dia que se passa esta cada vez mais escassa por causa da contaminação dos leitos dos rios, mares e etc. Sabemos que essa é a grande preocupação dos ecologistas e também daqueles que utilizam a água como um bem econômico, dessa forma cada vez mais é imprescindível saber a maneira correta de utilizar a água.
Com a contaminação da água por substancias tóxicas a cadeia alimentar é muito afetada principalmente pelos microorganismos, peixes, vegetais, chegando ate ao homem que busca nos rios, lagos e mares o alimento para a sobrevivência, a contaminação da água pode se transmitir ao solo quando este é irrigado por uma água contaminada, podendo se infiltrar ate o lençol freático contaminando-o.
Uma das formas de prevenir as contaminações seria a racionalização da água retirada de seu meio natural, quanto menor for sua utilização pelos agricultores, indústrias e mineradores, menor será o volume que necessitara de tratamento ate seu descarte, procurando utilizá-la em outros processos ate seu descarte final.
Há varias maneiras de haver contaminação, a mais comum é a contaminação orgânica onde os resíduos orgânicos são jogados nas águas que são degradados por bactérias consumindo uma grande quantidade de oxigênio podendo acarretar na mortandade dos peixes.
O lançamento de resíduos sólidos ou líquidos sem tratamento nos efluentes dos rios e lagos é uma pratica condenada podendo causar vários danos a pessoa que pratica como multas e se o caso for muito grave a cadeia. Por isso é muito importante a conscientização