Sustentabilidade
Irrigação sustentável moderniza agricultura
Agricultores de Cristalina (GO) investem no aproveitamento de recursos hídricos, o que garante terras férteis e preserva o meio ambiente
Sophia Gebrim
Produtores rurais de Cristalina, no sudeste de Goiás, estão investindo no aproveitamento de recursos hídricos para aumentar a produtividade, com a preservação do meio ambiente. “Hoje, são 45 mil ha de lavouras irrigadas no município. O uso de água de forma sustentável pelos agricultores locais é considerado exemplo no Brasil e na América Latina”, explica o chefe da divisão de Agricultura Irrigada do Ministério da Agricultura, José Silvério.
A agricultura irrigada desempenha importante papel no desenvolvimento e modernização da agropecuária brasileira. Com o sistema, é possível garantir a produção de mais de uma safra anual e obter o melhor aproveitamento dos solos. Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil possui 4,4 milhões de ha irrigados, mas seu potencial é de 30 milhões. Segundo Silvério, o Centro-Oeste apresenta ótimas condições para irrigação. A região tem capacidade de triplicar sua produção agrícola, em dois anos, e elevar a produtividade em até três vezes com o uso da técnica.
“Queremos conscientizar os produtores da região sobre o uso da água das chuvas em barragens”, diz o produtor rural Luiz Figueiredo. O agricultor pertence ao grupo que está mudando o perfil de Cristalina (a 250 km da capital goiana) a partir da irrigação. A terra úmida e fértil da região favorece o cultivo de produtos como café, feijão, milho, batata, cebola, alho, tomate, trigo, soja, cevada, abóbora, ervilha e algodão. Hoje, a cidade produz 2,7 milhões de toneladas de alimentos por ano.
O produtor Verni Wehrmann também investiu nos sistemas de irrigação dos 2,3 mil ha da propriedade, localizada no interior de Goiás, para a produção de alho, batata, cenoura e cebola. Com mais de dois mil empregados na fazenda, ele