Modelo lógico de banco de dados
1.1 Definição Projetar um esquema de um banco de dados relacional a partir de um modelo conceitual denomina-se projeto lógico de um banco de dados. A partir de um modelo conceitual aplicamos um algoritmo e temos um modelo lógico do banco. Entende-se por algoritmo uma seqüência de passos para atingir um determinado objetivo.
1.2 Mapeando o modelo conceitual para o modelo lógico
Mapeamento de entidades regulares (Comuns) : Para cada entidade do modelo conceitual criar uma entidade no modelo lógico:
Mapeamento de atributos de atributos chaves “Mais importantes da entidade” : Para cada atributo chave da entidade do modelo conceitual criar um atributo PK (Primary key) na entidade do modelo lógico.
Mapeamento de atributos simples: Para cada atributo simples da entidade do modelo conceitual criar um atributo simples na entidade do modelo lógico.
Mapeamento de atributos compostos: Para cada atributo composto criar na entidade do modelo lógico somente os componentes do atributo composto.
Mapeamento de atributos multivalorados: Para cada atributo multivalorado criar uma entidade no modelo lógico contendo o atributo chave (FK) da entidade que este atributo pertence mais um atributo chave desta nova entidade (PK). A chave desta entidade será estes dois atributos(PKs).
Mapeamento de entidades fracas: Para cada entidade fraca criar uma entidade no modelo relacional incluindo nesta entidade fraca o atributo chave da entidade Pai. A chave primária desta entidade será composta pelo atributo chave da entidade pai mais o atributo chave da entidade fraca.
Mapeamento de relacionamentos 1:N: Para cada relacionamento um para muitos exportar o atributo chave da entidade do lado 1 para o lado N. Este atritubuto exportado tem o nome de Foreign Key (FK).
Mapeamento de relacionamentos N:N ou N:M: Para cada relacionamento muitos para muitos criar uma nova entidade tendo como chave os atributos das entidades participantes do