A organização social no brasil:
1- Publicou, em 1933, a sua primeira obra - Evolução Política do Brasil -, uma tentativa de interpretação da história política e social do país. Em 1942 publicou o clássico Formação do Brasil Contemporâneo - Colônia, que deveria ter sido a primeira parte de uma coletânea sobre a evolução histórica brasileira, a partir do período colonial. Em 1934 publicou URSS - um novo mundo, edição apreendida pela censura do governo de Getúlio Vargas, que passaria a combater.
2 – O modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual em geral, ou seja, o estado da sociedade requer o entendimento sobre como os homens produzem os bens materiais necessários para sua subsistência. Não é consciência dos homens que determina o seu ser social que determina sua consciência.
3 – na obra literária aparecem as valências estéticas e polifônicas e há uma preocupação no sentido de ligar a matemática com a lingüística, talvez no sentido de oferecer precisão a linguagem. Na obra cientifica há a preocupação com os fatos, dada normalmente adquirida empiricamente e passiveis de resolução matemática, ou se recorre a uma linguagem que ofereça a maior precisão possível.
4 – Porque Gilberto Freyre retratou em Casa-grande & senzala as relações sociais e o cenário do Brasil colonial a partir de sua terra natal, sob a influência da antropologia cultural norte-americana, sua formação acadêmica. Casa-grande & senzala (1933), abordando a temática da escravidão colonial e patriarcalismo. Estudou as características socioculturais dos povos formadores da sociedade brasileira sob a ótica do relativismo, valorizando a mestiçagem, antes depreciada, e a contribuição do negro, antes ignorada. Através da exteriorização da intimidade da sociedade colonial, revelou o contexto em que foram criados os antagonismos que compõem a ordem social no Brasil de hoje.
Freyre afirma que o Professor Antropólogo americanas Boas influenciadas pelas