Atividade 1 Banco de Dados
Disciplina: Banco de Dados I.
Data:
08/03/2014
Semestre:
2
Prof.:
Marcos Alberto Neves
Aluno:
Cesar Cleber Müler
EXERCÍCIOS
Exercício 1.1: Enumere as principais diferenças entre o processamento de dados com arquivos convencionais e o processamento de dados com SGBD.
R:
1. Inconsistência e Redundância de Dados
2. Dificuldade de Acesso aos Dados
3. Isolamento dos Dados
4. Problemas com Integridade
5. Problemas de atomicidade
6. Anomalias no acesso concorrente
7. Problemas de Segurança
Exercício 1.2: Descreva alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de arquivos convencionais ao uso de SGBD. Descreva alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de SGBD ao uso de arquivos convencionais.
R: Utilização de Arquivos convencionais: Menor investimento, facilidade de treinamento para o usuário e resistência a mudanças.
Uso de SGBD: Com ele é possível gerenciar o acesso, manipulação, segurança e organização dos dados. É possível incluir, alterar, excluir ou simplesmente consultar informações.
Exercício 1.3: Defina, os seguintes conceitos: banco de dados, sistema de gerência de banco de dados, modelo de dados, modelo conceitual, modelo lógico, modelagem conceitual e projeto lógico. Verifique a definição que você fez contra a apresentada no capítulo.
R:
Banco de dados: Conjunto de dados integrados que tem por objetivo atender a uma comunidade de usuários.
Sistema de gerência de banco de dados: Um programa SGBD para o gerenciamento de arquivos/tabelas/dados.
Modelo de dados: Descrição formal da estrutura de um banco de dados.
Modelo conceitual: Modelo de dados abstrato, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um SGBD particular.
Modelo lógico: Um modelo lógico é uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD. Assim, o modelo lógico é dependente do tipo particular de SGBD que está sendo usado.
Modelagem conceitual: Um