O segredo de luiza
RESUMO: O resumo deste capítulo mostra vários assuntos como: processo visual, luz, estrutura do sistema visual, processo da visão e da cor entre outros assuntos, para analisarmos passo a passo e refletir esses fenômenos que é de extrema importância para quem trabalha com publicidade, design gráfico e qualquer tipo de comunicação visual.
INTRODUÇÃO: Os olhos são órgãos privilegiados que tem ligação com o mundo interior e exterior do homem. Mas essa ligação só pode ser feita através da luz, do olho de um observador e do objeto. A seguir mostrarei de forma simplificada o capitulo dois do livro psicodinâmica das cores em comunicação, á relação que se estabelece entre eles e o que podemos enxergar o mundo e as cores.
Luz- Intermediaria. Natureza e o Homem. A visão representa uma das preciosidades que o homem recebeu da natureza. Talvez seja o sentido que mais faz o homem pensar, gozar, vibrar e desfrutar do mundo que o rodeia. Os olhos responsáveis por processar a visão, portanto, os olhos constituem privilégios de ligação com o mundo interior do homem e exterior que o rodea. Essa ligação só pode ser realizada quando a luz. A luz é, assim, a grande intermediária entre a natureza e o homem. Ela apresenta todos os detalhes à percepção do ser humano numa multivariada gama de sensações visuais coloridas ou não.
Percepção Visual e Formação da Imagem. Qualquer coisa que provoque uma reação em algum órgão dos sentidos é um estímulo. Quando um indivíduo responde a um estímulo determinado é por que o percebeu e descriminou entre os outros. Os estímulos visuais têm características próprias, como tamanho, proximidade, iluminação, cor e conhecer essas propriedades e de fundamental importância aos que se valem da imagem para transmitir imagens. A gestalt colocou como definitiva a questão de que a visão não é um registro mecânico de elementos, e sim a captação de estrutura significativas abrindo assim uma