Sustentabilidade empresarial - fluxograma processo produtivo cocos
Disciplina Sistema de Gestão Ambiental
Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais
DESCRIÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO
• Recepção da matéria-prima
Para o processo de resfriamento de água de coco, a matéria-prima chega dos fornecedores em caminhões, de acordo com o planejamento da produção. O beneficiamento do coco será imediato, uma vez que durante o transporte, poderá ocorrer fissuras na casca, devido ao atrito, evitando, assim, a oxidação da água. Com isso não haverá estocagem da matéria-prima. Chegam a empresa aproximadamente 5.000 cocos por dia. Nesta etapa, não serão gerados efluentes líquidos industrias e os resíduos sólidos identificados são compostos por cocos reprovados pelo controle de qualidade.
• Lavagem de Coco
A etapa de lavagem do coco é composta por três tipos de lavagem:
- Lavagem Preliminar: Consiste numa lavagem inicial dos cocos usando água pressurizada. Nesta Etapa, será gerado efluentes líquidos industriais, o qual será lançado posteriormente no solo.
- Lavagem por Imersão com água contendo solução a base de cloro: o coco será imerso em um tanque contendo água contendo solução de cloro. O tanque será esvaziado duas vezes por dia, sendo o efluente tratado através de um decantador primário para posterior descarte no solo.
- Lavagem para remoção do cloro residual: o coco será lançado novamente em um tanque contendo água pura para remoção do cloro residual. O efluente gerado nesta etapa também será tratado no decantador. Na etapa completa de lavagem dos cocos não serão gerados resíduos sólidos.
• Pasteurização
O coco é inicialmente cortado manualmente para a retirada da água, que depositada no equipamento responsável pela pasteurização. O processo de pasteurização elevará a água de coco a uma temperatura de 69º C e resfriará, posteriormente, a 3º C. Será utilizada água no circuito fechado