Alcolicos anonimmos
32545 palavras
131 páginas
CICLODOS
DOZE PASSOS
PARA
RECUPERAÇÃO
DE
DEPENDENTES
QUÍMICOS
O FUNDAMENTO DA RECUPERAÇÃO
PREFÁCIO
O propósito deste panfleto é acentuar que, sem uma compreensão profunda e uma aceitação do Primeiro Passo do Programa de A.A., uma recuperação contínua do alcoolismo ou da dependência química provavelmente não acontecerá.
O Primeiro Passo do Programa de A.A. reza: “Admitimos que éramos impotentes perante o álcool que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas”.
A despeito de alguma controvérsia sobre o uso dos termos, o álcool é uma substância que altera o comportamento e, portanto, uso as palavras alcoolismo, alcoólico, dependência química e dependente químico ou de drogas indiscriminadamente, em todo este folheto.
William Springborn Diretor de Programação da Hanley Hazelden em Palm Beach Oeste, Flórida - USA
PRIMEIRO PASSO
IMPOTÊNCIA E PERDA DE CONTROLE
Primeira parte: ”Admitimos que éramos impotentes perante o álcool”... Esta é a primeira parte do Primeiro Passo do Programa de A. A. É muito significativo que os fundadores do programa de A.A. coloquem ênfase na impotência sobre o álcool. Muitas vezes observamos pessoas considerando a impotência como certa ou assumindo uma atitude leviana. Compreender a impotência deve ser o fundamento de qualquer tática bem sucedida na recuperação da dependência química, uma doença que inclui o alcoolismo, Aceitar a impotência pode ser comparado a colocar a fundação de um edifício. A fundação tem que ser sólida para o edifício ficar em pé. Uma compreensão total da nossa impotência individual tem que ser também sólida e firmemente fundada ou nós falharemos em coibir a nossa dependência. Algumas pessoas que estão em recuperação têm a seguinte atitude: “Se eu descobrir as áreas