1-Etapa atps-saúde coletiva
Introdução
A crise do sistema de saúde no Brasil está presente no nosso dia a dia podendo ser constantada através de fatos amplamente conhecidos e divulgados pela mídia,como :
. filas frequentes de pácientes nos serviços de saúde ;
. escassez de recursos financeiros,materiasis e e humanos para mantes os serviçps de saúde operando com eficácia e eficiência ;
. aumento de incidência e o ressurgimento de diversas doenças transmissíveis;
Para que possamos analisar a realidade hoje existente é necessário conhecer os determinados históricos envolvidos neste processo.Faz-se necessário a definição de algumas premissas importantes,a saber.
1-evolução histótica das políticas de saúde está relacionada diretamnete a evolução política-social e econômica da sociedade brasileira.
2-a lógica do processo evolutivo sempre obedeceu a ótica do avanço do capitalismo na sociedade brasileira.
3- a saúde nunca ocupou lugar centrasl dentro da política do estado brasileiro.
4- as ações de saúde propostas pelo governo sempre procuram incorporar os problemas de saúde que atingem grupos sociais importantes de regiões socioeconômicas igualmente importnates dentro da estrutura social vigente .
5-a conquista dos direitos sociais tem sido sempre uma resultante do poder de luta.
6-a história da saúde permeia e se confunde com a história da previdência social no Brasil em determinados períodos.
7- a dualidade entre medicina preventiva e curativa semopre foi uma constante nas diversas políticas de saúde. 1500 até Primeiro Reinado
A vinda da família real ao Brasil criou a necessidade da organização de uma estrutura sanitária ménima ,capaz de dar suporte ao poder que se instalava na cidade do Rio de Janeiro.Até 1850 as atividades de saúde oública estavam limitadas ao seguinte:
1-Delegação da atribuições sanitárias as juntas municipais;
2-Controle de navios e saúde dos portos;
O tipo de organização política do império era de um