Cargos e salários
Administrar cargos e salários pressupõe conhecer profundamente cada função do conjunto de cargos da empresa, no que diz respeito aos requisitos mínimos estabelecidos para poder atribuir, com segurança, um valor relativo que se traduza em um valor absoluto justo, compatível com a estrutura de cargos da empresa, suas disponibilidades econômico-financeiras e com o mercado de trabalho concorrente.
Em outras palavras, a principal preocupação da área de Cargos e Salários é a manutenção do equilíbrio interno e externo, em consonância com o equilíbrio orçamentário.
O equilíbrio interno é conseguido através de uma correta avaliação dos cargos de modo que estabeleça uma hierarquia. O equilíbrio interno é muito importante, porque os colaboradores comumente julgam a equidade de suas remunerações comparando-as com a dos demais colaboradores. Muitas vezes a insatisfação com a remuneração advém da diferença de remuneração entre cargos e pessoas, quando não é visível, maior é a complexidade, ou a responsabilidade, o conhecimento, a capacidade e a produtividade.
O equilíbrio externo é alcançado através da adequação do plano de salários da empresa com os cargos similares no mercado. Também é muito importante o equilíbrio externo, uma vez que os colaboradores julgam a equidade de suas remunerações, comparando-as com as dos ocupantes de cargos similares em outras organizações. Quando não há o equilíbrio externo, a empresa corre o risco de perder competitividade, se estiver pagando acima do mercado; ou dificuldade de reter seus profissionais, caso seus salários sejam inferiores aos praticados pelo mercado.
Para que o equilíbrio interno e externo seja mantido, é necessário o desenvolvimento criterioso de um programa de cargos e salários, conforme será discutido até o final de nosso programa de aula
O equilíbrio orçamentário corresponde à adequação dos custos provenientes das despesas salariais às condições econômicas da