Analise do biodiesel
Departamento de Engenharia Mecânica
Processo de Fabricação do Biodiesel com contextualização do desenvolvimento sustentável
Alunos: Jessica Hipólito
Nathália Brasil
Ramon Silva
Recife, 21 de Janeiro de 2013
Sumário
Apresentação 3 Fluxograma de Referencia do processo produtivo 4 Introdução 5 Matérias Primas 6 Óleos Vegetais 7 Dendê 8 Coco 9 Babaçu 9 Girassol 9 Mamona 10 Amendoim 10 Soja 11 Algodão 11 Gorduras Animais 11 Óleos e Gorduras Residuais 12 Outras Fontes 12 Aspecto Social 13 Programa de energia renovável do Biodiesel: 14 Aspecto Econômico 15 Aspecto Ambiental 17 Vantagens 17 Desvantagens 17 Balanço energético 19 Aumento de produção 19 Conclusão 21 Referencias Bibliográficas 22
Apresentação
O biodiesel vem sendo uma maneira de substituição do óleo diesel por biomassa, começando pelo aproveitamento de óleos vegetais “in natura”. É adquirido através da reação de óleos vegetais com um intermediário ativo, formado pela reação de um álcool com um catalisador, processo conhecido como transesterificação. Um éster (o biodiesel) e glicerol 2 são os produtos da reação química. Onde os ésteres possuem propriedades físico-químicas muito análogas às do diesel, conforme provam as experiências feitas em vários países.
As etapas do processo de fabricação do biodiesel, suas matérias primas e as consequências desse processo ao meio ambiente serão aqui apresentadas. A escolha do processo de fabricação do biodiesel foi feita por ele ser uma fonte de energia limpa e biodegradável, derivada de matéria animal ou vegetal, que esta gradativamente sendo o substituto de combustíveis fósseis, mais poluentes e não renováveis. Por parte de sua cultura, gera mais empregos no setor primário da economia, evitando o êxodo do trabalhador no campo, favorecendo o ciclo da economia autossustentável essencial para a autonomia do país.
Fluxograma de Referencia do processo produtivo