Antropodas - crustaceos
868 palavras
4 páginas
ANTRÓPODAS – CRUSTÁCEOSOs crustáceos receberam este nome por causa da composição do seu exoesqueleto de carbonato de cálcio, que forma uma crosta. São artrópodes de hábitos aquáticos, sendo a maioria marinha. As espécies mais conhecidas são as lagostas, camarões, siris, caranguejos, tatuzinhos e o Krill é o nome colectivo dado a um conjunto de espécies de animais invertebrados semelhantes ao camarão. Estes pequenos crustáceos são importantes organismos do zooplâncton, especialmente porque servem de alimento a baleias, jamantas, tubarões-baleia, entre outros.
O corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome, ou em cefalotórax e abdome. Possuem 5 pares de apêndices, 2 pares de antenas na região cefálica, que é característica distintiva destes animais. Possuem um tronco segmentado e um telson na região terminal, portador de um ânus. Em muitos crustáceos o tórax está coberto por uma carapaça dorsal.
Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos.
Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.
Isópodes - apresentam numerosas patas e todas semelhantes. O principal representante desse grupo é o Tatu.
O bicho se chama bathynomus e é uma espécie de barata submarina que vive em altas profundidades se alimentando de peixes e animais mortos.
Pois bem, este incrível invertebrado nunca havia sido filmado até que um submarino japonês de alta profundidade capturou em vídeo o que acontece com um peixe morto que vai parar no fundo.
A filmagem de um frenesi alimentar mostra os bathynomus se alimentando do peixe. Vemos também caranguejos gigantes enguias e coisas criaturas. A filmagem foi feita a 1500 metros de profundidade.
O aparelho digestivo é formado pela boca, que se abre acima das mandíbulas, um esôfago curto e tubular, um estômago de parede fina, dividido em uma câmara cardíaca anterior e dilatada e uma câmara pilórica