SUSTENTABILIDADE DA CARREIRA DOS PROFISSIONAIS NO SECULO XXI.
RESUMO
As rápidas mudanças decorrentes do avanço tecnológico e do processo de globalização vêm causando grandes transformações no mundo profissional. Neste cenário, cada vez mais instável e competitivo, torna-se de suma importância ter consciência a respeito das exigências deste mercado. O presente trabalho procura investigar e identificar os desafios despercebidos pelos profissionais em relação à sustentabilidade de suas competências, levando em consideração o modelo de carreira proteano.
Palavra-chave: Sustentabilidade; Competências; Carreira Proteana; Comportamentos de entrega.
INTRODUÇÃO
Vivemos uma época de grandes mudanças tecnológicas da informação e da comunicação. Gerando profundas transformações acompanhadas pela disseminação fugaz de novas tecnologias.
Em decorrência dessas transformações, as empresas têm exigido cada vez mais desses profissionais, passando a reorganizar seus métodos de manter por mais tempo na empresa esse profissional competente. As exigências de que esse profissional esteja sempre qualificado, com boa formação e que eles sejam capazes de promover o desenvolvimento empresarial. Com isso, houve uma grande transformação no perfil destes profissionais, que passaram a desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes em saberes que formarão suas competências.
A sustentabilidade profissional, carreira proteana, profissionais menos engessados, com visão de futuro e mercado. Em relação ao administrador, esse precisa conhecer a empresa e sua essência para assim colocar em prática sua competência em administrar conforme as coisas vão acontecendo no cotidiano.
Pensar em uma carreira profissional é importante, atualizar-se frente a um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Em gestão de competências, a mensuração quanto ao resultado apresentado se dá pelas ações ou realizações que comumente chamamos de comportamento de entrega. O