novas perspectivas para a educação do seculo XXI
Vemos que as perspectivas para a educação no século XXI são otimistas e que é importante vermos a educação no contexto da globalização neoliberal, que nosso coração e mentes devem estar voltados a uma educação para a sustentabilidade.
Temos hoje uma sociedade que utiliza cada vez mais tecnologias da informação por isso nosso papel na educação é decisivo para que haja um mundo melhor, mais justo, produtivo e sustentável para todos.
Para JOHN HOLLOVAY, educar para outro mundo possível é educar para dissolver o poder. É entender o poder como capacidade de fazer, como serviço, afirmando assim que nós seres humanos comuns, temos a capacidade de muda o mundo.
Sabemos que falar de educar outro mundo melhor é falar de descobrir o que foi escondido e dar voz as que não são ouvidos. É fazendo assim que assumimos a história como possibilidade (Freire) e não como fatalidade.
O neoliberalismo tem a educação como uma mercadoria, o que faz das nossas identidades á de meros consumidores. Somente se opondo a “tal” estaremos cultivando a intertransculturalidade, pois hoje o que vemos é a nossa educação como um grande comercio já que o que está sendo sobre valorizado é a economia e não a formação de cidadãos, tendo em vista que a globalização capitalista tem nos tirado o tempo para o bem viver e o espaço da vida interior e somente uma educação emancipadora poderá mudar isso, através da formação para a consciência crítica e para a desalienação.
Por isso educar para um mundo melhor é educar para mudar totalmente nossa maneira de produzir e reproduzir nossa existência no planeta, portanto, é uma educação para a sustentabilidade.
Porem mudar o mundo depende de todos nós e é preciso que cada um tome consciência e se organizem para lutar pelos seus direitos, levar sempre em mente que educar para outro mundo melhor, também é educar para encontrar nosso lugar na história, no universo.
Em diferencial ao fetichismo temos agora ensinos