Sustentabilidade ambiental
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL COMO INDICADOR DE FELICIDADE DA POPULAÇÃO
*“Jornal divulgou um indicador socioeconômico que considera riqueza e bem-estar, denominado de Felicidade Interna Bruta (FIB), esse índice é baseado em nove dimensões, entre elas, chamo a atenção para a “resiliência ecológica”, que mede a percepção dos cidadãos quanto à qualidade da água, do ar, do solo e da biodiversidade. Os indicadores incluem acesso a áreas verdes, sistema de coleta de lixo entre outros.
*Nossa Cidade busca sua resiliência. Fato eminente é que Porto Alegre será sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014, tamanho impacto, fez se repensar na sustentabilidade ambiental da cidade, grande avanço, está sendo o Programa Integrado Sócio Ambiental (PISA), que vai possibilitar um salto na questão dos esgotos, grande causador da degradação ambiental, com a conclusão do programa cujo principal objetivo é ampliar a capacidade de tratamento de esgotos da Capital de 27% para 77% até 2012.
*Começamos a resgatar um importante ponto de referência da cidade o Lago Guaíba, a implantação do Pisa busca a ação da balneabilidade das águas do Guaíba até 2028, com redução de mais de 99% dos coliformes fecais lançados na extensão, que vai desde a foz do arroio Dilúvio até a praia de Ipanema. O sistema de abastecimento de águas também será melhorado, devido à redução da carga de poluentes orgânicos e da densidade de coliformes na água captada. Nessa mesma linha vamos ressaltar o sistema de coleta de lixo seletivo e automatizada de resíduos orgânicos, grande avanço na questão do gerenciamento de resíduos sólidos e o sistema de contêineres, contribuindo para uma estética positiva para ao acondicionamento dos resíduos até sua coleta pelos caminhões.
*Com esses avanços, nossa cidade está pronta para o futuro, com base forte na sustentabilidade, estamos no desafio de nos tornarmos cidadãos ambientalmente responsáveis.
*Assim é imprescindível