sus scrofa
COMPORTAMENTO DO CATETO, QUEIXADA E JAVALI
CURITIBA
2014
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
COMPORTAMENTO DO CATETO, QUEIXADA E JAVALI
Trabalho apresentado a Professora Maria Aparecida Alcântara, da Disciplina de Etologia da turma A, turno Manhã, Medicina Veterinária.
Aluna: Franciane Lemes
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. JAVALI 5
2.1 CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA 5
2.2 HÁBITOS ALIMENTARES 6
2.3 COMPORTAMENTO 6
2.4 BANHO DE LAMA 7
3. CATETO 7
3.1 CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA E COMPORTAMENTO 7
4. QUEIXADA 9
4.1 LASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA 9
4.2 COMPORTAMENTO 10
5. CONCLUSÃO 12
6. REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
O cateto (Tayassu tajacu) e o queixada (Tayassu pecari) são pertencentes à família Taiassuidae, embora semelhantes em alguns aspectos apresentam diferenças marcantes em termos morfológicos e comportamentais. Possuem ampla distribuição geográfica, sendo encontrados do sul dos Estados Unidos até a Argentina, ocupando os mais diversos ambientes. São caracterizados como animais que vivem em grupos sociais estáveis compostos por ambos os sexos e de idade variada e apresentam comportamento cooperativo.
O javali (Sus Scrofa) reúnem-se grupos de fêmeas com crias e juvenis de ambos os sexos (as varas), grupos de machos sub adultos e machos adultos solitários. Os machos solitários apenas se aproximam dos grupos de fêmeas na época da reprodução. Quando ameaçados emitem grunhidos e rangem os dentes.
São animais omnívoros, alimentando-se de frutos, tubérculos, raízes, cereais, invertebrados e pequenos mamíferos.
2. JAVALI
Os javalis são mamíferos pertencentes à ordem Artiodactyla, da família Suidae. São originalmente encontrados na Europa, Ásia e África. O gênero Sus compreende, atualmente, cinco espécies, entre elas a Sus scrofa L. Acredita-se na existência de, no mínimo,