FENOMENOLOGIA
A ciência e suas implicações
P/ Introdução: Existem várias definições para a ciência, que são dadas por diferentes autores envolvendo referências metodológicas, ideológicas, filosóficas e técnicas as mais variadas. A ciência, para alguns estudiosos, é um conjunto de conhecimentos que se dá pela utilização adequada de métodos rigorosos, capazes de controlar os fenômenos e fatos estudados. Fixa esse conhecimento aos objetos empíricos, além de utilizar a observação e a experimentação.
P/ Conclusão: Ciência significa levantar polêmicas que venham a surgir que circulam o trabalho do pesquisador, havendo, pois, pesquisadores mais pragmáticos, outros nem tanto e ainda existem aqueles que buscam respostas para um questionamento contínuo e crítico sobre a realidade.
Positivismo:
É uma corrente sociológica criada pelo francês Auguste Comte. Um dos seus postulados era: estabelecer uma relação estreita entre ciência e técnica. Para se obter as generalizações precisa técnicas de amostragem, tratamentos estatísticos e estudos experimentais controlados. A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (deus e natureza) e torna-se pesquisa em suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis. O espírito positivo, segundo Comte, tem a Ciência como investigação do real. Para que chegássemos num estágio positivo, nos seres humanos passamos por três estágios: todo homem é teólogo, na infância; é metafísico, em sua juventude; e é físico em sua maturidade. Com a lei dos três estágios, Comte constrói grandiosa filosofia da história, que se apresenta como o esquema de toda a evolução da humanidade.
Um dos melhores comentadores de Comte, Levy-Bruhl, tem razão de sublinhar: "A criação da ciência social é o momento decisivo na filosofia de Comte. Dela tudo parte, a ela tudo se reduz".
www.mundodosfilosofos.com.br
http://pt.slideshare.net