Relatório dissecação de um olho
Ano Lectivo 2007/2008
Introdução………………………………………………………………………pág.1
Material Utilizado…………………………………….…………………………pág.3
Procedimentos/métodos………………………………………………...……….pág.4
Observações……………………………………………………….…………….pág.6
Conclusão…………………………………………………………………….….pág.8
Os olhos são os órgãos da visão que estão alojados na órbita ocular. São frágeis e sensíveis tendo que ser protegidos de objectos estranhos pelas pálpebras e pestanas que lhes estão associadas.
As pálpebras são constituídas por 5 camadas (da mais externa para a mais interna): uma fina camada tegumentar, uma fina camada de tecido palpebral, uma camada de músculo esqueléctica, uma densa camada de tecido palpebral e a conjuntiva palpebral.
Os olhos são movimentados por 6 músculos (Fig.1): músculo rectus superior (orienta o olhar para cima), músculo rectus inferior (orienta o olhar para baixo), músculo rectus medialis (orienta o olhar para o lado do nariz), músculo rectus lateralis (orienta o olhar para o lado da orelha), músculo oblíquos superior (eleva a parte posterior do olho e baixa o olhar) e músculo oblíquos inferior (eleva o olhar).
As sobrancelhas também protegem os olhos, evitando que a transpiração escorra testa abaixo, pois poderia irritá-los, e também protege os olhos da luz directa do sol fazendo sombra.
Os órgãos anexos tem como função proteger, lubrificar e ajudam no funcionamento do olho, fazem parte as sobrancelhas, as pálpebras, as conjuntivas, o aparelho lacrimal e os músculos extrínsecos do olho.
Fazem também parte do olho estruturas internas, tais como: as 3 camadas do globo ocular (fig.3) da mais externa para a mais interna: a esclera, também chamada de “branco do olho”, que consiste numa camada branca, fibrosa e resistente, é responsável pela protecção e estrutura do olho, a sua prolongação na parte anterior e central do olho dá origem à córnea, que é, essencialmente, uma película fina e transparente que se encontra sobre a íris; a