relatório bases biológicas
CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: ROZIVALDO BANDEIRA CARVALHO
ALUNO: LEANDRO DE JESUS CERQUEIRA
TABATINGA, AM, 3 DE SETEMBRO DE 2014
RELATÓRIO SOBRE DISSECAÇÃO DO PEIXE
1. INTRODUÇÃO
A aula prática de dissecação do peixe proporcionou o conhecimento da complexidade da disposição dos vários tecidos e órgãos, bem como o entendimento sobre seu funcionamento.
Tambaqui
Nome científico: Colossoma macropomum (Cuvier, 1818).
Diagnose: Grande porte, até 100cm de comprimento e mais de 30kg; segundo maior peixe de escamas da América do Sul, depois do pirarucu; corpo alto, romboidal, lábios grossos, dentes molariformes; ausência de espinho pré-dorsal; nadadeira adiposa com raios. É uma espécie endêmica das bacias do Amazonas e Orinoco, sendo muito comum em lagos de várzea.
Biologia: Onívoro, os adultos consomem basicamente frutos e sementes, tendo zooplâncton como complemento. É o único peixe de grande porte na Amazônia que possui rastros branquiais longos e fortes dentes molariformes, sendo uma característica anatômica singular que lhe permite alimentar-se tanto de zooplâncton quanto de frutos e sementes. A atividade alimentar dessa espécie é baixa no período de vazante e seca, quando ela empreende migrações ascendentes, de dispersão e utiliza suas reservas de gordura acumuladas no fígado e cavidade abdominal. Estômago bastante volumoso; na fase de intensa alimentação, chega a consumir uma quantidade de alimento correspondente a cerca de 9% do peso de seu corpo. Comprimento padrão médio da primeira maturação é de 61cm. A massa de ovos é de aproximadamente 2 a 8% do peso corpóreo da fêmea e eles se desenvolvem mais acentuadamente durante o período de seca, quando o peixe consome menos alimento, mas possui grande quantidade de gordura estocada, que chega a cerca de 10% do peso corpóreo. A presença de maior quantidade de gordura estocada na cavidade abdominal no período de seca é