pepekas vorazes

1039 palavras 5 páginas
SUGESTÕES DE ESCRITA DO RELATÓRIO

Não há, neste trabalho, espaço para discutir técnicas de redação, até porque acreditase que o autor de um escrito científico domina suficientemente o idioma que utiliza para transmitir seus conhecimentos. Não se trata de abordar regras gramaticais, de ortografia ou acentuação. Não se trata de abordar regras gramaticais, de ortografia ou acentuação; vale, porém, a tentativa de sugerir algumas normas e procedimentos relativos à linguagem científica. Na redação dos trabalhos científicos, deve-se empregar linguagem objetiva, denotativa, isto é, cada palavra deve apresentar seu sentido próprio, referencial, sem dar margem a outras interpretações ou ambigüidades. A própria natureza do trabalho científico é que determina a objetividade como requisito básico da redação.
A linguagem cientifica é fundamentalmente informativa, técnica, racional; portanto, prescinde de torneiros literários, figuras de retórica, frases de efeito ou vocabulários gongórico. Os termos técnicos e expressões estrangeiras, inclusive citações em Latim, só devem ser empregados quando indispensáveis. Aconselha-se o uso de frases curtas e claras, na ordem direta, com vocabulário adequado. Os períodos compostos por subordinação não devem ser muito longos, limitando-se a duas ou no Maximo três orações subordinadas à principal. A impessoalidade contribui grandemente para a objetividade dos trabalhos científicos. O emprego do pronome impessoal se é o mais adequado para manter a objetividade: “procedeu-se ao levantamento”; “buscou-se tal coisa”; “realizou-se ...” etc.
Outro recurso que contribui para a objetividade na redação consiste em usar verbos nas formas impessoais ou que tendem para a impessoalidade: “tal informação foi obtida”; “o procedimento adotado” etc.
Expressões como “o meu trabalho”; “eu „acho‟”; “eu penso”; “na minha opinião” etc., devem ser evitadas, por apresentarem conotação de subjetividade, inerente à linguagem expressa na

Relacionados