Surgimento do voleibol
O voleibol foi criado no ano de 1895, pelo americano William C. Morgan, diretor de Ed. Física da Associação Cristã da Mocidade (ACM), na cidade de Holyoke, em Massachusets. Naquela época o esporte mais comum era o basquete, criado a apenas 3 anos, mas como ele era considerado muito enérgico e cansava os mais de idade, foi criado então o mintonette que mais tarde seria chamado de voleibol. Através da ideia do pastor Lawrece Rince, Morgan fez um jogo que cansasse menos os associados mais de idade e com isso Morgan colocou uma rede parecida com a de tênis, porém em uma altura de 1,83m. Esse jogo tinha como objetivo passar a bola através do ar de um lado para o outro, acumulando pontos, e assim surgiu o voleibol.
A primeira bola a ser usada foi a câmara de bola de basquete, porém esta era muito pesada, com isso Morgan pediu que a firma A. G. Stalding & Brothers produzissem uma bola para o voleibol. Após várias experiências, a firma entrega a bola que atendeu a todas as exigências.
No início o esporte ficou restrito a cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era o diretor, mas após uma demonstração de duas equipes de Holyoke em uma Conferência de Springfield, o esporte se difundiu por diversas cidades e Nova Inglaterra.
As pricipais mudaanças que ocorreram no voleibol ao longo dos anos foram: 1895 - A ACM contribuiu para o mundo esportivo com a criação de dois jogos – basquete e voleibol – que depois de cinco décadas tornaram-se populares em todo o mundo. Em 1895, na cidade de Holyoke, Massachusetts, William G. Morgan, diretor de Educação “Física da YMCA – Young Men’s Christian Association –, desenvolveu a idéia de um jogo num pátio. Chamou-o de Mintonette. Para isto, estendeu uma rede de tênis no meio de um ginásio, numa altura aproximadamente