voleibol
No ano de 1895, em Massachusetts, EUA, surge o voleibol, criado pelo diretor de Educação Física, William George Morgan.
Este jogo foi criado pensando em pessoas mais velhas, ou pessoas que não podiam praticar o esporte que na época era moda, o basquete, pois era um jogo que havia muita agressividade e exigia força, e um bom condicionamento físico.
Deste modo, foi criado o voleibol, um jogo que poderia ser praticado por homens, mulheres, de qualquer idade.
No inicio o voleibol era improvisado na quadra de basquete, e a rede era a mesma rede do Tênis, a bola também não era apropriada, a câmara da bola de basquete era usada como bola de vôlei.
Dois anos após o seu surgimento, começaram a serem impostas as regras do voleibol
O jogo é disputado por duas equipes, cada uma com seis jogadores. Os competidores devem passar a bola por cima da rede de um jeito que a faça bater no chão da quadra da equipe adversária, e simultaneamente, fazer a defesa para que a outra equipe não marque pontos.
No ano de 1964, o voleibol estreou nos Jogos Olímpicos, em Tóquio. Atualmente, o voleibol é praticado mundialmente.
Regras
– Para dar início ao jogo são necessário 12 jogadores divididos igualmente entre duas equipes. Essas equipes ficam divididas por uma rede instalada no meio da quadra, é iniciado por qualquer um dos times que estiver com o saque.
– Feito o saque as equipes devem se organizar, para evitar que a bola do adversário caia no campo e marque pontos, onde são permitidos apenas três toques na bola para então arremessá-la ao outro lado.
– É importante ressaltar que o jogador pode sim encostar-se à rede, desde que não interfira no andamento do jogo, caso aconteça o ponto é da outra equipe, além do que um mesmo jogador não pode dar mais que 2 (dois) toques seguidos na bola, exceto no caso de bloqueio.
Quadra
– A quadra para a modalidade de vôlei é a dimensão de 18 x 9 metros e uma rede colocada ao meio de altura variável (2,43 m para o time