Surgimento do Trabalho
Neste trabalho temos como objetivo apresentar a origem do trabalho assalariado e as suas transformações desde a idade antiga ate os dias de hoje. Veremos também, o surgimento do trabalho assalariado no Brasil e a criação de algumas normas trabalhistas. O tema abordado a seguir, se baseia nas melhoras na condição de trabalho, a substituição da manufatura pela maquinofatura a razão do surgimento dos primeiros protestos e o resultado deles. Em seguida iremos falar um pouco sobre as idéias dos clássicos da sociologia (Karl Marx,Max Weber, Emile Durkheim), a respeito do trabalho.
E a ultima parte tratada é o papel do estado na manutenção dos trabalhado, os benefícios dados aos trabalhadores.
Origem do trabalho assalariado
A origem do trabalho assalariado apareceu primeiramente na idade Antiga.
O trabalho começou quando os senhores (com mais condições) estavam necessitando de trabalhadores para atender as suas necessidades básicas. Foi dessa necessidade, que surgiu o trabalho escravo.
No passado, ao constituir as primeiras civilizações, o escravo trocava o seu trabalho por mercadorias, como uma espécie de troca. Até então, era possível obter um trabalho através de uma simples conversa, sem exigir qualquer tipo de documentação ou comprovação de experiência. Logo depois, veio a criação da pirâmide social (para os mais necessitados) que em troca do trabalho eles recebiam moradia e alimentação.
No século XX foi criado o contrato de trabalho. Nele continham regras que regiam os direitos e deveres entre patrões e empregados. Surgiu-se então, as primeiras classes trabalhadoras, com a classificação em cargos, funções, atribuições e salários, os escravos começaram então a trocar o seu trabalho por dinheiro (trabalho assalariado).
Na Idade Moderna, com o "nascimento" do capitalismo, o trabalho livre e o