Trabalho De F Sica Surgimento Do Universo
Princípio Cosmológico: o Universo é homogêneo e isotrópico. Significa que, em larga escala – e a Cosmologia debruça-se sobre a estrutura do Universo em larga escala – o Universo é semelhante em todos os locais e em todos os locais, todas as direções são equivalentes.
1. O Big Bang
Em 1924, o astrônomo norte-americano Edwin Hubble fez um estudo sistemático do desvio para o vermelho da radiação recebida de outras galáxias e da distância às mesmas. Com base neste estudo obteve uma relação linear entre estas duas quantidades: quanto maior é a distância a uma determinada galáxia, maior é o desvio para o vermelho da radiação proveniente dessa galáxia.
Interpretando o desvio para o vermelho como efeito Doppler, isto é, devido ao movimento relativo entre o emissor e o receptor de radiação, concluiu-se das observações de Hubble que, genericamente, todas as galáxias se estão a afastar de nós! E quanto maior a distância à galáxia em questão, maior a velocidade de recessão da mesma relativamente a nós.
Ora, pelo Princípio Cosmológico, a nossa posição no Cosmos nada tem de especial; logo todas as galáxias devem estar a afastar-se umas das outras.
Esta observação era facilmente integrável na teoria da Relatividade Geral, que trata o espaço-tempo como dinâmico.
Na descrição desta teoria, o movimento de recessão das galáxias não resulta de nenhuma velocidade peculiar das mesmas; é, literalmente, o espaço que estica, e as galáxias têm um movimento natural, co-móvel com esta dinâmica do espaço. Tal como pontos na superfície de um balão que é insuflado.
Invertendo a seta temporal, o espaço contrai. Se no passado nada tiver invertido o processo, o espaço terá contraído tanto, que o fator de escala se