Literatura
UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DISCIPLINA: Literatura Portuguesa IV
TUTOR: JOSÉ ROGÉRIO VIANA DE OLIVEIRA
Atividade de Portfólio 01
AULA 5 - Saramago
Descrição: "Saramago e o cinema". Este texto individual deve fazer uma discussão sobre a leitura cinematográfica de Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, realizada pelo filme de Fernando Meireles (2008). Sabe-se que a Literatura e o Cinema são linguagens diferentes. Assim resta a pergunta: O que liga essas duas formas de expressão - a forma ou o conteúdo? (O texto deve ter pelo menos uma página e tem um valor maior que os outros portfólios).
Maria Nandiara Lima da Fonseca
Russas
Maio/2013
A literatura está validada e materializada, enquanto arte, como apoio da cultura universal por séculos e séculos. O cinema, uma das mais jovens das artes, constrói e reformula seu caminho em pouco mais de cem anos, ainda assim não pode ser considerada como menos importante. Ambas, independentes em suas naturezas e histórias, com reconhecimentos e trajetórias específicos, recebem influência da evolução das demais artes e incorporam influências que receberam de outras manifestações artísticas. Consequentemente literatura e cinema acabaram por encontrar-se e de alguma forma modificaram-se mutuamente.
O romance, em especial, sempre foi uma forma artística predisposta a dialogar com outras linguagens, sobretudo com o cinema, já que há entre ambas um parentesco no que diz respeito a suas origens. Entre as páginas de um livro e as cenas exibidas nas telonas do cinema existem uma forte ligação: nas páginas, são as palavras que acionam os sentidos e se transformam na mente do leitor, em imagens; a tela abriga imagens em movimento que serão interpretadas pelo espectador por meio de palavras.
Entre o livro “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago e o filme intitulado com o mesmo nome, em adaptação para o cinema dirigido