Surgimento da sociologia
O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir desta época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no Ocidente Europeu. A dupla revolução que este século testemunha –a industrial e a francesa- constituía os dois lados de um mesmo processo, ou seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista.
A Revolução Industrial representa o triunfo da indústria capitalista, que foi convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos. Um dos fatos mais importantes relacionados com a revolução é sem dúvida o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenha na sociedade capitalista.
A consequência disso foi a de que os "pobres" deixaram de se confrontar com os "ricos" ;mas uma classe específica, a classe operária , com consciência de seus interesses, começava a organizar-se para enfrentar os proprietários dos instrumentos de trabalho.
O emprego sistemático da razão, do livre exame da realidade- traço que caracterizava os pensadores racionalistas – representou um grande avanço para libertar o conhecimento do controle teológico, da tradição, da "revelação" e , consequentemente, para a formulação de uma nova atitude intelectual diante dos fenômenos da natureza e da cultura.
No entanto, é entre os pensadores franceses do século 18 que encontramos um grupo de filósofos que procurava transformar a própria sociedade .Os iluministas insistiam numa explicação da realidade baseada no modelo das