Surgimento da depressao
E se não tivesse o amor? E se não tivesse essa dor? E se não tivesse o sofrer? E se não tivesse o chorar?
Primeiramente, este tema foi escolhido por ser bastante comum no dia-a-dia de todos nós, se repararmos todos nós temos conhecimento de alguém que nos é próximo que já sofreu de algum tipo de depressão e não entendemos nem sabemos as razões que o levaram a esse estado depressivo.
Neste trabalho iremos abordar vários tópicos como a definição em si de o que é a depressão, iremos também apresentar e explicar os vários tipos de depressão, posto isto vamos explicitar os sintomas mais e menos comuns da depressão, bem como o que nos leva a entrar num estado depressivo (as causas da depressão) e por fim, iremos apresentar alguns exemplos de possíveis tratamentos para a depressão.
O que é a depressão ?
A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais frequentes na sociedade. Afecta pessoas de todas as idades, e actualmente, é a principal causa de incapacidade e a segunda causa de perda de anos de vida saudáveis. As causas podem variar de pessoa para pessoa, no entanto, existem factores sociais que influenciam o aparecimento e permanência de episódios depressivos como o falecimento de um ente querido, o divórcio, o desemprego, as condições de vida adversas, acontecimentos traumáticos, relações interpessoais infelizes, entre outros factores.
A depressão é uma doença mental caracterizada por um estado de tristeza mais marcada ou prolongada, perda de interesse por actividades habitualmente encaradas como agradáveis ou de lazer, perda de energia e cansaço fácil.
Esta pode ser episódica, recorrente ou crónica e leva à diminuição substancial da capacidade do indivíduo em assegurar, por vezes, as tarefas e responsabilidades mais simples do dia-a-dia. Os sintomas têm propensão a persistir durante longos períodos de tempo, perturbando significativamente a vida quotidiana do doente, tanto a nível pessoal como profissional e, como se podem confundir