surf
Estátua de surfistas em La Coruña, Espanha.
As boas ondas para a prática do surfe são normalmente encontradas no oceano, mas, por vezes são encontradas também em lagos, rios e piscinas de ondas.
Existem apenas quatro variações do esporte, Shortboard, Longboard , Bodyboard e Bodysurf, sendo o restante, anomalias. Quando mais de uma pessoa utiliza a mesma prancha para surfar, isso é chamado "surfe tandem".
No surf o surfista pode ter duas bases em cima da prancha,goofy ( pé esquerdo atrás ) ou regular (pé direito atrás ).Onde o pé de trás será a base de toda manobra.
Existem apenas duas divisões no surfe em pé: longboarding e shortboarding, refletindo diferenças na construção da prancha, comprimento, estilo do deslize e tipo de onda.
No tow-in surfing (que deveria exclusivamente, ser associado ao surfe de ondas grandes), um barco motorizado, como um jet-ski, reboca o surfista para a frente da onda, ajudando para que a velocidade dele equivale a da onda, que, geralmente é uma velocidade mais alta que um surfista a remar pode conseguir.
A cultura do surfe abrange várias entidades como escolas de surf, escolas de socorro e salvamento, surf camps, e na produção de mídia.
Desportoscomo paddleboarding e sea-kayaking, não devem ser praticados em ondas.
Outras derivações, como o kite surf e windsurf, dependem mais da força do vento. Mas apenas essas últimas duas, podem ser utilizadas para se deslizar nas ondas.
Em 2011, o livro The Guinness Book of World Records reconheceu uma onda de 31 metros surfada por Garret MacNamara no Canhão da Nazaré, Portugal, como a maior onda alguma vez surfada.2
História[editar | editar código-fonte]
Ficheiro:Eisbach surfen v1.ogv
Surfe em rio
A origem do surfe é disputada entre os povos peruanos e polinésios. A prática de deslizar sobre as ondas há muito tempo já era conhecida pelos povos polinésios, que povoaram grande parte das ilhas do Oceano Pacífico, além