Surdo-cegueira
Neste trabalho falaremos sobre a surdocegueira, uma deficiência múltipla que pode ser perda substancial da visão e audição ou perda total de ambos. Sua origem,causa, prevenção, a inclusão da criança com surdocegueira no âmbito escolar e as diferentes formas de comunicação que existem. A Surdocegueira pode ser pré ou pós lingüística, ou seja, antes ou depois da aquisição de uma língua.
A necessidade da inclusão desta criança no espaço educacional e as dificuldades de locomoção encontradas na escola e sala de aula. Veremos como a realização de exames antes a após o nascimento pode auxiliar no diagnostico de uma possível surdocegueira, facilitando o entendimento precoce das limitações e capacidades do portador de surdocegueira.
1. Definição de Surdo cegueira
Os sentidos da audição e da visão são os sentidos que permite a pessoa o reconhecimento do mundo. A pessoa com surdo cegueira é privada desses sentidos dificultando sua vida social, ela precisa recorrer ao tato que oferece informações pontuais que a permitem o reconhecimento do mundo em seu redor.
Embora a surdo- cegueira possua duas deficiências associadas - a surdez e a cegueira - não se trata da somatória de ambas, mas uma deficiência única que apresenta suas próprias características como graves perdas auditivas e visuais.
Uma pessoa com perda da visão ou audição pode ver ou ouvir, mas uma pessoa com a perda desses dois canais sensoriais, visão e audição, experimenta uma combinação de privação de sentidos que pode causar imensas dificuldades, que devem ser tratadas de modo especial, ajudando a pessoa surdo cega a inserir-se no mundo.
1.2 Historia da Surdo cegueira
A educação para surdo cego teve inicio na França, seguida de Alemanha e Finlândia. Com relatos de que a primeira instruída foi Victorine Morrisseau em Paris em 1789, Laura Bridgman nos EUA em 1837 e Anne