SUPREMO BLA BLA BLA
1- Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema?
1.1 - Em minha análise pude verificar que em um processo como o do “Mensalão” é notório a quantidade de documentos e pautas que o Supremo Tribunal Federal Brasileiro juntamente com os advogados envolvidos no caso, empregam.
2 - Retire do texto dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema.
2.1 - Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer.
2.2 - Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino.
3 - Retire do texto também dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.
3.1 - Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta. Parece haver tendência recente nessa direção, mas que ainda não alcançou os tribunais superiores, muito menos o Supremo Tribunal Federal.
3.2 - Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro. No desmesurado da fala, entretanto, encontra eco na maioria dos ministros.
4 - Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
a. “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de