Supply chain
O maior desafio encontrado é como gerir de forma eficiência a montante e a jusante ao longo de toda cadeia, ou seja, como trabalhar de forma a proporcionar um aumento de lucratividade e excelência nas operações da empresa não importando o segmento desenvolvido. São várias as ferramentas e soluções em software de gerenciamento disponíveis no mercado. As aplicações em T.I prometem revolucionar os mercados, mas, um dos maiores problemas é como saber qual delas utilizar, ou melhor, qual deles se encaixa melhor dentro dos processos de cada empresa.
Discute a utilização do Business Intelligence (B.I) ou Inteligência em Negócios na Gestão da Cadeia de Suprimentos. Tem o foco na ferramenta Data Mining, ferramenta essa que tem como função operacional o processo “Mineração de Dados”, ou seja, busca tratar os dados gerados ao longo da cadeia de suprimentos, dar-lhes especificações transformando-os em informações valiosas, que após serem tratadas e conceituadas, norteiam a empresa direcionando seus investimentos, melhorias e reduzindo os custos operacionais.
SUPPLY CHAIN
Segundo o dicionário da APICS, uma cadeia de suprimentos (Supply Chain) pode ser definida como:
Os processos que envolvem fornecedores-clientes e ligam empresas desde a fonte inicial de matéria prima até o ponto de consumo do produto acabado;
As funções dentro e fora de uma empresa que garantem que cadeia de valor possa fazer e providenciar produtos e serviços aos clientes (Cox et al. 1995).
Para o Supply Chain Council, uma