Filosofia
Conheça as vantagens de ingerir regularmente 13 elementos essenciais à saúde
De líquidos a sólidos, de cereais a vegetais, eis 13 alimentos que permitem prevenir muitas doenças e combater as mais diversas complicações em termos de saúde. Analise-os um a um e tente inseri-los na sua dieta diária, potenciando mais aqueles cujas propriedades melhor se adequam às suas necessidades físicas.
Alho
Além da sua utilização privilegiada como tempero, o alho é utilizado desde a antiguidade para fins medicinais, integrando já no Antigo Egipto a composição de vários medicamentos. Esta planta tem importantes propriedades antimicrobianas, além de reduzir a pressão arterial e proteger o coração ao diminuir a taxa de colesterol mau e aumentar os níveis do colesterol bom. Tem um elevado valor nutricional (com vitaminas A, B2, B6 e C) e é importante na prevenção da aterosclerose, podendo ajudar na prevenção de tumores malignos.
Alho pode evitar hipertensão
Amêndoa
É um facto que os frutos secos são muito calóricos e nem sempre são associados à alimentação saudável, mas a verdade é que são os alimentos vegetais com uma maior quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir as mais diversas doenças coronárias e cancerígenas. As amêndoas têm muita fibra, ferro, riboflavina, magnésio, cálcio e vitamina E. Têm efectivamente um alto teor de gordura, mas da monosaturada, que protege o coração e faz diminuir os níveis de mau colesterol.
Óleo vegetal presente na amêndoa reduz o risco de doenças cardíacas
Aveia
É um cereal de alta qualidade nutricional, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas e carboidratos. É rico em fibras solúveis, ajudando, portanto, no funcionamento dos intestinos. Uma dieta suplementada com aveia é muito importante no decréscimo do colesterol sanguíneo e na protecção contra doenças cardiovasculares, além de diminuir a absorção de glicose em