Supply chain management
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
MBA EM SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
POSIÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS NO MERCADO DE AUTOADESIVOS
Março / 2012 ÍNDICE
Pág.
1. OBJETIVO GERAL 03
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 03
3. PROBLEMA 03
4. JUSTIFICATIVA 04
5. BIBLIOGRAFIA 06
1. Objetivo geral
• Analisar fatores de competitividade do setor de auto-adesivos no Brasil
2. Objetivos específicos
• Identificar empresas nacionais e internacionais do setor,
• Verificar capacidades de inovação das empresas nacionais e internacionais do setor,
• Analisar posição desses dois grupos de empresas no mercado.
3. Problema Como empresas brasileiras do setor de autoadesivos podem ser mais competitivos frente a multinacionais no mercado brasileiro e internacional?
4. JUSTIFICATIVA
O mercado de autoadesivos no Brasil tem crescido muito nos últimos anos, devido a alta demanda por produtos de bens de consumo, automação industrial e setor automotivo. Junto com o aumento de demanda, percebe-se que a exigência por produtos mais resistentes e maior tecnologia agregada vem crescendo nesse setor, na qual apenas vinte e cinco porcento (25%) do mercado de rotulagem é de autoadesivos, pois ainda predomina o uso de papel e cola em boa parte dos bens de consumo, sendo sessenta e sete porcento (67%).
Com a ascensão das classes C e D, o consumo de bens como cosméticos, limpeza do lar, higiene pessoal e automóveis, tem demandado aumento também no consumo de rotulagem desses produtos, que são fornecidos por convertedores, empresas que fazem o processo de impressão gráfica no adesivo, e por ventura compram o adesivo. Os fabricantes de autoadesivos precisam garantir que seus produtos terão adesão e resistência para aplicação em determinadas superfícies para aplicação de rótulos e etiquetas, sem serem danificadas. É nesse processo que as empresas atuantes no mercado brasileiro vem se especializando e competindo, ou seja, em inovação tecnológica de aplicação