Supplier relationship management (srm)”
TRABALHO
“Supplier Relationship Management (SRM)”
Sumário
1. O que é SRM? 3 2. Processos do SRM 3 3. Conclusão 5 4. Referências 6
O que é SRM?
O termo “Supplier Relationship Management” (ou SRM), que se pode traduzir por “gestão da relação com o fornecedor” designa a utilização de tecnologias por uma empresa para melhorar o mecanismo de abastecimento junto dos seus fornecedores. Trata-se de um conceito que emerge da gestão relação cliente (CRM).
O objetivo do SRM é permitir a uma empresa melhorar a comunicação com os diferentes fornecedores, partilhar com estes uma metodologia, termos do ofício e informações. Visa também um melhor conhecimento de cada item a fim de optimizar o processo de abastecimento. Por outro lado, trata-se igualmente de fazer de modo a que os fornecedores conheçam melhor o negócio de seus parceiros e os seus diferentes produtos para obter um abastecimento adaptado.
O SRM tem como principal vantagem a redução de custos na cadeia de suprimentos (Supply Chain) através da optimização dos processos de compra.
Processos do SRM
Os editores de soluções SRM definem geralmente um processo em quatro grandes etapas:
• Concepção colaborativa, que consiste em integrar a problemática de abastecimento logo desde a concepção de um produto, associando os fornecedores através de um instrumento de concepção de colaboração, assegurando um custo mínimo a todos os níveis;
• Determinação dos fornecedores (em inglês sourcing), destinado a identificar os fornecedores potenciais e a elaborar uma cartografia qualificando-os em função do seu custo, da sua capacidade de produção, dos seus prazos de entrega, das suas garantias em termos de qualidade. No fim desta etapa, os melhores fornecedores poderão ser postos em concorrência;
• Seleção dos fornecedores, por meio de um mecanismo