Suporte básico da vida unisul
a) O que mudou em relação às diretrizes da AHA de 2005 para 2010? (2,0 pontos)
Foi feita uma alteração na sequência de procedimentos de SBV, de A-B-C para C-A-B ( sendo via aérea=A, respiração=B, compressões torácicas=C ) em adultos, crianças e bebês, com exceção aos recém nascidos. Na sequência antiga de A-B-C, as compressões torácicas geralmente eram retardadas, tendo em vista que os procedimentos começavam com os considerados como sendo mais difíceis pelos socorristas, a abertura das vias aéreas e a aplicação de ventilações. Essas alterações para a RCP foram planejadas para simplificar o treinamento de socorristas leigos e continuar enfatizando a necessidade de aplicar compressões torácicas o quanto antes em vítimas de PCR súbita.
b) O que demonstram os estudos realizados pela AHA em relação à RCP? (2,0 pontos)
Demonstram que a qualidade das compressões torácicas continua necessitando de melhoria; e que a maioria das vítimas de parada cardiopulmonar súbita no ambiente extra-hospitalar não recebe nenhuma manobra de RCP de pessoas presentes no local.
c) Quais são os procedimentos demonstrados como avaliação inicial da vítima, anteriores ao RCP? (2,0 pontos)
O estabelecimento de prioridade, a realização da avaliação inicial e a impressão geral da vítima, a realização do exame da vítima, obedecendo as etapas ABCDE.
2) Analise o evento que segue e indique qual seria a ação correta durante o socorro básico de urgência para a manutenção da vida.
Evento: Atropelamento
Cena: Ao chegar ao local, você se depara com o histórico de um atropelamento por veículo, tendo a vítima sido projetada a cerca de 3 metros do local do impacto inicial. O veículo causador do atropelamento não se encontra no local, caracterizando ausência de prestação de socorro.
Vítima: A vítima se encontra em posição de decúbito ventral e aparenta estar inconsciente. Mesmo antes de proceder qualquer avaliação, você percebe