Recursos humanos
Como negociar um horário de trabalho flexível
Passamos grande parte dos nossos dias no escritório, a trabalhar arduamente para satisfazer chefes e progredir nas nossas carreiras… enquanto muitas vezes, a vida pessoal fica em standby. Os horários de trabalho flexíveis são um sonho para muitas pessoas porque podem representar o equilíbrio perfeito entre a esfera pessoal e profissional. Interessado? Saiba como negociar um horário trabalho flexível com o seu chefe e sair a ganhar.
Os motivos
Negociar e beneficiar de um horário de trabalho flexível tem muito mais a ver com o aumento da produtividade e a redução dos níveis de stress, do que com a possibilidade de dormir mais meia hora. Se perde mais de uma hora de manhã só para chegar ao escritório; se todas as tardes o seu ritmo de trabalho é quebrado pelas vezes que olha para o relógio, contabilizando o tempo que falta até ir a correr buscar os filhos à escola; ou até a pensar na lista de mil e um afazeres que estão a assombrar a sua vida pessoal… ter um horário de trabalho flexível pode ser exactamente aquilo que precisa.
Tipos de horários flexíveis
Precisamente por ser flexível, existem inúmeros horários de trabalho a considerar, antes de partir para a negociação. Analise bem cada um, para poder determinar, de forma realista, qual o melhor para si e para a empresa:
Trabalhar 1 ou 2 dias por semana a partir de casa
Trabalhar manhãs em casa e tardes no escritório ou vice-versa
Trabalhar exclusivamente em casa, mantendo o mesmo horário praticado no escritório
Trabalhar horas extra diariamente (no escritório ou à noite em casa) para usufruir de uma manhã/tarde/dia livre por semana
Total ausência de horário, onde o trabalho é medido exclusivamente por objectivos semanais ou mensais
Vantagens de um horário flexível para o trabalhador
Uma maior flexibilidade para tratar de assuntos pessoais
Mais disponibilidade para a família
Diminuição dos níveis de stress
Maior controlo sobre o trabalho