Trabalho
Objetivo: elaboração própria, com reflexão (e posterior discussão) acerca das confluências, divergências e coerências de várias alternativas propostas. Atividade em duas etapas, com registro individual por escrito.
(i) Considere os seguintes parâmetros e vá discorrendo (tendo como contexto as informações obtidas em sala de aula e leituras complementares), com breves anotações, sobre sua posição pessoal – mínimo de 15, máximo de 30linhas; (ii) No final, em até 8 linhas, tendo em vista suas respostas prévias, formule sua proposta de conceituação.
Parâmetros
Qual pista etimológica mais chamou sua atenção?
Alguma imagem da justiça, antiga ou contemporânea, tem sua preferência pessoal?
Em termos de pré-compreensão, você é: legalista, idealista, formalista, pragmático, realista, crítico, apologético...
Identifica-se com alguns dos conceitos históricos referidos, de Celso a Eros Roberto Grau?
Considera possível uma definição lógico-realista (essencialista)? Ou inclina-se por uma redefinição (convencionalista)? Neste caso, qual sua intenção ao propor o conceito?
Considera-se mais positivista ou jusnaturalista? A distinção faz sentido para você, considerando a positivação constitucional de valores? Qual relação observa entre direito/coerção; e entre direito/Estado?
O que pensa do problema (ou dilema) que tensiona justiça e segurança?
Como acomodar a relatividade histórica com as pretensões conceituais à universalidade?
Considera o pluralismo cultural e o pluralismo jurídico dados relevantes?
Qual a origem do direito? De que forma se manifesta? Seu conteúdo tem fundo moral?
Como garante-se a aplicação do direito?
Com qual juiz do Caso dos Exploradores você mais se identificou? O resultado do voto deste juiz lhe satisfez? Qual você mais detestou? O resultado final agradou? E/Ou, qual o parecer de deputado ou de professor, no Caso dos Denunciantes