supermercado
Disciplina: Higiene e legislação de alimentos
Supermercado é o local onde as pessoas compram gêneros alimentícios e artigos de higiene, limpeza e beleza, frios, carnes, pães, hortifruti e congelados.
As fotos utilizadas no trabalho foram retiradas na região de Cuiabá – MT no dia 22/11/13 por volta das 15:00 horas.
Não conformidade :
Matéria prima selecionada e embalada, tratada como item promocional com desenvolvimento de microorganismo.
Portaria SVS/MS nº
326, de 30 de julho de 1997
D.O. de 01/08/97
8.1 – Requisitos aplicáveis à matéria-prima:
8.1.1 – O estabelecimento não deve aceitar nenhuma matéria-prima ou insumo que contenha parasitas, microorganismos ou substâncias tóxicas, decompostas ou estranhas, que não possam ser reduzidas a níveis aceitáveis atravésd e processos normais de classificação e/ou preparação ou fabricação. O responsável técnico deve dispor de padrões de identidade e qualidade da matéria-prima ou insumos de forma a poder controlar os contaminantes passíveis de serem reduzidos a níveis aceitáveis, através dos processos normais de classificação e/ou preparação ou fabricação.
Portaria SVS/MS nº
326, de 30 de julho de 1997
D.O. de 01/08/97
8.1 – Requisitos aplicáveis à matéria-prima:
8.1.2 – O controle de qualidade da matéria-prima ou insumo deve incluir a sua inspeção, classificação, e se necessário análise laboratorial antes de serem levados à linha de fabricação.
Na fabricação somente devem ser utilizadas matérias primas ou insumos em boas condições.
Sugestão: O estabelecimento deve manter um controle no recebimento, classificação e armazenamento de modo a garantir a qualidade evitando e/ ou minimizando contaminantes e danos a matéria prima.
Não conformidade :
Matéria prima exposta em condições inadequadas. O método utilizado não garante a manutenção da temperatura adequada para conservação do produto.
Portaria SVS/MS nº
326, de 30 de julho de 1997
D.O. de